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terça-feira, 11 de junho de 2013

Para começar


"Tive uma ideia". Quantas milhares de conversas não começaram assim? "Vamos inventar um produto e ficar milionários". Se você é da área de computação, já sabe como termina essa conversa: em algum projeto gigantesco, complexo, e só você como programador. Estando neste papel, já ouvi de tudo, até criar um concorrente do WhatsApp ou do Waze (aplicativo de trânsito social). E só para contextualizar, o Waze, por exemplo, tem uma equipe de mais de 200 pessoas, sendo 120 focadas no desenvolvimento. Quem me dera valer por 120 desenvolvedores!

Vamos aos fatos:
  • Sinto informar que você não é Steve Jobs. Somente Steve Jobs é Steve Jobs. E ele não é o gênio inventivo que a mídia vende, mas sim o rei do Marketing. A inspiração que você procura talvez esteja em Nikola Tesla. Você também não é Tesla;
  • "Quem sou eu, então?". Você é alguém que mora no Brasil. Enquanto se inspira em bilionários americanos, os bilionários brasileiros são Eike Batista (recursos naturais), Joseph Safra (banco), Antonio Ermírio (Votorantim), e os demais, geralmente não citados: donos da Ambev, Camargo Corrêa, Rede Globo, etc...
  • 99,5% das ideias que pareçam ser únicas, já existem de alguma forma. 0,5% não podem ser implementadas, pela complexidade. Uma boa busca no Google ajuda, antes de queimar qualquer neurônio adicional em um projeto inacabado;
  • Nada é fácil. Mas não é que seja difícil. Difícil é prova de Cálculo II, dirigir em São Paulo ou usar sistemas eletrônicos do Governo. Colocar uma ideia em prática é MUITO difícil.

Sonhos destruídos? A realidade é muito distinta. Mas, para cada porém colocado acima, podemos enxergar outros fatos:
  • Você está no Brasil. Não é o país dos investidores anjo. Existem, mas não são fáceis de encontrar. O Brasil é o país do imposto, da burocracia e da complexidade. Quem sabe lidar com isto, sai na frente. É um desafio de administração;
  • Não é porque existe, que não possa ser feito de forma diferente. Todo produto ou serviço pode ser aprimorado. O desafio, mais do que competir com o concorrente, e demonstrar valor ao cliente. Por que ele vai optar pelo seu produto? Como você vai vender?
  • A fé não pode ser dissociada do empreendedor. Sem fé, em si mesmo e no produto, você desiste. Tudo vai fazer com que você queira desistir. Tudo vai dar errado, antes de dar certo. Encara?

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