Compartilhando a experiência de abrir uma Startup... sem devaneios, ilusões ou discursos padronizados, apenas a realidade!
Recomendar
sexta-feira, 23 de agosto de 2013
Cobranças, metas, desafios...
Um dos grandes desafios que tenho percebido durante a criação de uma nova empresa e de novos produtos é a cobrança por resultados. Esta cobrança vem tanto de outros, como do próprio empreendedor. Acredito que a "autocobrança" é a pior de todas.
É impossível dissociar-se do sentimento de apego da paternidade do produto, como falei em uma postagem anterior. Da mesma forma, acreditar que tem-se um grande produto em mãos também gera uma grande cobrança por resultados.
Muito complicado é separar ficção da realidade. Hoje ouvimos a palavra empreendedorismo tantas vezes, em livros, na televisão, na Internet... lemos casos de sucesso de grandes pessoas com produtos fantásticos. Somos levados a acreditar que existe essa fórmula padrão e mágica para o sucesso: uma grande ideia, muito suor e trabalho, quebrar paradigmas, lançar o produto e aguardar a grana e fama chegarem.
Infelizmente, não somos como nossos heróis do empreendedorismo. Esqueceram de adicionar o contexto à fórmula, e também as coincidências e eventualidades, que se não tivessem ocorrido, não teriam gerado as condições para o sucesso dos nossos heróis.
Sabendo disso, e somando-se à alta probabilidade de fracasso de um produto inovador, a cobrança torna-se uma frustração. "Se tenho um grande produto, porque fracasso?". Mais ainda, acredito numa filosofia nova: Fail fast, Succeed Faster, que nada mais é a aplicação da metodologia de tentativa e erro. Não estou falando do livro, é mais balela, pelo título você já entendeu a ideia. Sendo assim, provavelmente o fluxo de desenvolvimento de um produto terá diversos pequenos fracassos, hipóteses incorretas...
Minha sugestão? Relaxar e aproveitar a viagem! Erros serão parte do processo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário